Agricultura e biodiversidade
Leia o artigo para entender a relação entre biodiversidade e agricultura e para conhecer a importância da primeira na sustentabilidade da segunda.
A agricultura é uma das atividades humanas mais antigas e essenciais para a sobrevivência da sociedade, já que fornece os alimentos, as fibras e uma série de outros produtos que sustentam a nossa civilização. À medida que a população continua a crescer exponencialmente e a demanda pelos recursos agrícolas segue aumentando, é fundamental, no entanto, que as práticas sejam reavaliadas e que se reconheça um aspecto fundamental: a biodiversidade.
A imensa variedade de vidas que existem em nosso planeta tem um papel fundamental na atividade agrícola, embora sua contribuição acabe passando despercebida. A biodiversidade e a agricultura têm uma relação essencial para o funcionamento saudável dos ecossistemas.
Leia este artigo para:
- entender o que é biodiversidade;
- entender a importância da biodiversidade na agricultura;
- conferir uma entrevista com Kaio Dias, Doutor em Ciência do Solo e especialista agronômico sênior na Yara Brasil.
O que é biodiversidade
A biodiversidade ou, ainda, diversidade biológica, é o conceito que explica a variedade da vida na Terra, em todos os níveis, que vão desde genes individuais até ecossistemas inteiros.
Falar de biodiversidade, portanto, contempla tanto a diversidade de organismos vivos quanto a diversidade genética dentro de cada espécie, além das variedades de habitats e ecossistemas.
Biodiversidade e agricultura: entenda a importância dessa relação
A biodiversidade tem um papel fundamental na agricultura porque está diretamente ligada ao funcionamento saudável dos sistemas agrícolas e à produção sustentável de alimentos. Entenda os principais aspectos:
Polinização e fertilização
A biodiversidade é essencial para a polinização das plantas. Abelhas, pássaros, borboletas e outros agentes são muito importantes na produção de grande parte dos alimentos que consumimos. Sem eles, a produção de frutas, legumes e oleaginosas seria severamente comprometida. Portanto, a diversidade de espécies de polinizadores ajuda a garantir a polinização eficaz dessas culturas, aumentando a produtividade.
- Leia também: Abelhas e a agricultura
Controle de pragas e doenças
A diversidade biológica nos ecossistemas também contribui para o controle natural de pragas e doenças, pois predadores naturais ajudam a manter as populações de pragas sob controle, reduzindo a necessidade de aplicação de pesticidas.
Fertilidade do solo
A diversidade de plantas e culturas nos sistemas agrícolas também contribui para a saúde do solo. Diferentes cultivares têm diferentes necessidades nutricionais, e a rotação de culturas e a diversificação das plantações podem melhorar a fertilidade do solo, reduzindo a depleção de nutrientes. Além disso, as raízes de plantas diversas podem melhorar a estrutura do solo e aumentar sua capacidade de retenção de água.
Adaptação às mudanças climáticas
A biodiversidade genética das culturas é fundamental para a adaptação às mudanças climáticas. Plantas com diferentes características genéticas podem ser mais resistentes a condições extremas, como secas, inundações e temperaturas elevadas. Isso permite aos agricultores escolher variedades mais adequadas às condições locais.
Preservação dos recursos naturais
Ecossistemas ricos em biodiversidade são mais resilientes às mudanças ambientais e ajudam a manter a qualidade dos recursos naturais utilizados na agricultura.
Promoção da sustentabilidade
Práticas de agricultura que incorporam a biodiversidade são essenciais para sistemas agrícolas sustentáveis a longo prazo. Isso inclui a implementação de técnicas como agroecologia, agricultura de conservação e policultura, que promovem a diversidade de plantas e animais.
Entrevista com Kaio Dias, Engenheiro Agrônomo Sênior na Yara Brasil
Agora que você já entendeu a importância da biodiversidade na agricultura, confira a entrevista realizada com Kaio Dias:
Em quais pontos o seu trabalho na Yara contribui para uma maior biodiversidade?
Resposta: Sempre que recomendamos uma solução nutricional mais adequada a um determinado tipo de cultivo, isso leva em consideração a dose correta, no momento adequado, no local correto e com a fonte mais adequada. Tais recomendações são necessárias para o aumento da produtividade das culturas e o manejo sustentável de sistemas agrícolas. Além disso, o uso de fontes e doses adequadas de fertilizantes promovem uma menor acidificação do solo, por exemplo, favorece a preservação das espécies ali existentes. Ainda, com o aumento da produtividade das culturas e maior produção de material vegetal aéreo e radicular, ocorre o aumento da matéria orgânica do solo, principal recurso para os organismos do solo, e responsável pela maior resiliência de sistemas agrícolas.
Na região em que você atua, qual é o maior exemplo de manutenção da biodiversidade que você vivencia ou vivenciou?
Resposta: Minha área de atuação é mais voltada à cafeicultura, onde temos bons exemplos de manutenção da Biodiversidade. O cafeeiro, por ser uma cultura perene, por si só já promove menor revolvimento de solo e um microclima semelhante à um sub-bosque, isso conciliado a um manejo de consorciação com braquiária e utilização de fontes que acidificam menos o solo torna o ambiente favorável à biodiversidade.
Como especialista e professor, qual seria o seu conselho e/ou alerta às pessoas sobre a biodiversidade nessa data tão importante?
Resposta: É uma tema extremamente relevante e que deve ter atenção, mas sempre deve ser analisado sob uma ótica mais ampla, com soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção. A agricultura altamente tecnificada não é a vilã da biodiversidade, muito pelo contrário, ela leva em consideração a diversificação dentro das áreas de cultivo e possibilita produzir mais em menores áreas, o que é altamente relevante.
Se interessou pelo assunto? Então continue a ampliar seus conhecimentos sobre sustentabilidade na agricultura em nosso artigo sobre ESG no agronegócio.
Continue lendo no nosso blog
Confira nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos