Como aumentar a produtividade da soja por hectare?
Para aumentar a produtividade da soja por hectare é preciso controlar cinco fatores. Saiba mais no artigo!
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
O aumento da produtividade da soja por hectare deve ser uma preocupação do produtor rural. Afinal, o seu lucro depende disso. Existem muitos fatores que não podem ser controlados, por exemplo, o clima, a umidade do ar ou o regime de chuvas. Contudo, algumas ações podem ser aplicadas a fim de promover o maior rendimento das culturas. Confira!
3 ações para aumentar a produtividade da soja por hectare
Os cinco principais fatores de produtividade agrícola da cultura de soja são:
- gestão agrícola;
- escolha das melhores sementes;
- manejo do solo e adubação;
- controle de pragas e plantas daninhas;
- aplicação das melhores técnicas de colheita e pós-colheita.
Ao controlar esses aspectos, é possível aumentar a produtividade da soja por hectare. Para ajudar você nesse objetivo, separamos três ações essenciais!
1. Faça o tratamento de sementes e acerte a semeadura
A distribuição das sementes no solo durante a semeadura influencia bastante seu desenvolvimento. O espaçamento mais utilizado é o de 0,45 cm. A quantidade de plantas também é um fator importante. O número mais aceito é de 200 a 350 mil plantas por hectare, mas isso pode variar de acordo com o cultivar escolhido.
O solo está repleto de microrganismos patogênicos e de insetos que podem comprometer o desenvolvimento da sua lavoura de soja desde o momento da germinação. O tratamento das sementes é uma estratégia que ajuda a minimizar o impacto causado por essas doenças, de modo que o crescimento inicial da planta é resguardado, garantindo o sucesso da colheita de soja.
2. Promova as condições ideais para maior produção de grãos
O maior número de grãos por hectare é o que resulta no aumento da produtividade da soja (juntamente com o maior peso de grãos) e, consequentemente, a garante a sua lucratividade. Para isso, é preciso viabilizar o potencial da planta para gerar vagens com grãos cheios.
Não deixe de olhar o calendário agrícola para verificar a melhor época de plantio de soja na sua região. Lembre-se que o seu florescimento, bem como o enchimento dos grãos, deve ocorrer no período do ano em que os dias são mais longos.
3. Ofereça o programa nutricional adequado para a cultura de soja
A oferta de adubos e fertilizantes é o que irá garantir que as suas culturas tenham maior produtividade. Sem o manejo adequado do solo irão faltar nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas.
Confira o artigo “Qual é o Melhor Adubo Para Soja?” e descubra como garantir que a sua plantação tenha acesso a tudo que precisa!
Continue lendo no nosso blog
Confira nossos fertilizantes recomendados para a soja
Confira também nossos webinars exclusivos