Deficiência de boro no tomate: entenda esse problema
A deficiência de boro no tomate é um enorme desafio para os agricultores. Leia o artigo para entender suas principais consequências e a importância desse nutriente.
Toda cultura agrícola tem seus desafios, muitos deles relacionados às demandas nutricionais do vegetal, e com o tomate não é diferente! Suculentos e versáteis, eles são presença constante em hortas e receitas ao redor do mundo e, por isso, pode parecer que sua jornada entre o campo e a mesa seja muito simples -- e essa não é a verdade.
São diversos os obstáculos que podem afetar a saúde e a produtividade dos tomateiros e, dentre eles, a deficiência de boro é um dos mais frequentes.
Leia este artigo para entender:
- a importância do boro para a cultura de tomate;
- as principais consequências da deficiência de boro em tomate;
- como obter mais qualidade nutricional para sua cultura de tomate.
A importância do boro para a cultura de tomate
Embora faça parte da categoria dos micronutrientes, aqueles que são exigidos pelas plantas em quantidades pequenas, o boro desempenha um papel muito importante em vários processos fisiológicos e bioquímicos essenciais para o desenvolvimento saudável das plantas e sua valorização no mercado de tomate.
Entenda os principais papéis desse nutriente na cultura do tomateiro:
Crescimento |
A quantidade adequada de boro permite o bom desenvolvimento das células e, consequentemente, de paredes celulares fortes, permitindo que os tomates tenham uma estrutura robusta e cresçam com vigor. |
Distribuição de nutrientes |
O boro está envolvido no transporte dos demais nutrientes, incluindo o cálcio, por meio das membranas celulares. Portanto, ele afeta diretamente a capacidade da planta de distribuir adequadamente os nutrientes essenciais por todas as suas partes, o que contribui com seu desenvolvimento uniforme. |
Desenvolvimento reprodutivo |
O boro é essencial para o desenvolvimento reprodutivo das plantas de tomate. Ele desempenha um papel fundamental na formação do tubo polínico, que é responsável por transportar os grãos de pólen até os órgãos femininos da flor, o que aumenta a fertilização e o desenvolvimento dos frutos. |
Resistência a doenças e estresses |
Por fortalecer a parede celular da planta, o boro contribui com o aumento da resistência do tomate a doenças e estresses como seca e temperaturas extremas. |
As principais consequências da deficiência de boro em tomate
Por ser tão importante para diversos aspectos do desenvolvimento dessa cultura, a deficiência de boro no tomate causa uma série de consequências negativas que afetam desde o crescimento e o desenvolvimento das plantas até a produtividade. Entenda:
Distúrbios de crescimento e desenvolvimento
Uma das principais consequências da deficiência de boro no tomate são as dificuldades de crescimento e desenvolvimento das plantas. Os tecidos são afetados, o que leva a uma redução no tamanho das folhas e do sistema radicular, além de um crescimento mais lento e pouco uniforme.
Problemas de frutificação
A deficiência de boro no tomate também interfere na formação das flores e no consequente desenvolvimento dos frutos, resultando em uma menor produção.
- Leia também: Estufa de tomate: confira dicas sobre o cultivo
Redução na qualidade nutricional do produto final
A falta de boro afeta a capacidade das plantas de absorver cálcio, o que pode levar à ocorrência de distúrbios fisiológicos que afetam a qualidade dos frutos e, também, sua durabilidade e potencial de armazenamento.
Menor resistência a doenças e estresses
A deficiência de boro enfraquece a integridade das paredes celulares, tornando as plantas mais suscetíveis a infecções por patógenos, como fungos e bactérias. Além disso, a falta desse nutriente diminui a capacidade da planta de tolerar estresses como temperaturas extremas, secas e salinidade.
Surgimento de fendas
Por fim, a falta desse nutriente aumenta as chances de aparecimento de fendas, que são rachaduras marrons na pele do tomate, que ocorrem no início de sua maturação. Frequentemente associadas a condições de alta umidade, elas reduzem o tempo de vida do fruto nas prateleiras.
Entenda, no gráfico abaixo, como as deficiências de boro e, também, de cálcio, estão relacionadas ao aparecimento das fendas:
Como obter mais qualidade nutricional para sua cultura de tomate
Com este conteúdo deu para ver como a deficiência nutricional impacta severamente na produtividade e na qualidade do tomateiro, certo? A boa notícia é que é possível vencer esses desafios e alcançar excelentes resultados utilizando os adubos corretos.
Os fertilizantes da Yara Brasil são desenvolvidos a partir das tecnologias mais inovadoras para o setor, o que resulta em produtos de altíssima qualidade. Para conhecer as melhores opções para o tomateiro, acesse a página de soluções para a cultura de tomate em nosso site e, em caso de dúvidas, não hesite em contatar nossos consultores online que estão à disposição para oferecer orientações personalizadas.
Confira os produtos recomendados
Confira também os webinars exclusivos sobre tomate