Características
fevereiro 01, 2021

Cuidados e premissas para um bom manejo de fertirrigação

De: Equipe Agronômica
Fertirrigação Na Lavoura
Fertirrigação Na Lavoura

Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!

A fertirrigação é a técnica de aplicação de fertilizantes junto com a água de irrigação. Ela pode ser feita através da hidroponia e trazer diversos benefícios, tanto ao campo quanto ao agricultor, mas alguns cuidados precisam ser tomados para extrair a máxima eficiência do manejo. “É comum observar no campo situações onde o produtor rural possui  um sistema de fertirrigação muito bem dimensionado, só que subutilizado. Um bom exemplo é o produtor que faz somente uma aplicação com nitrato de cálcio, ou uma suplementação com sulfato de magnésio durante o ciclo da cultura, e deixa de aproveitar a oportunidade de realizar o manejo nutricional via fertirrigação. Isso porque ele tem dificuldade em acreditar que, através da fertirrigação, ele vai alcançar uma produtividade maior e com mais lucratividade”, explica Lucas Satiro, nosso especialista agronômico para fertirrigação.

 

Acesse nossas plataformas e conheça as soluções nutricionais completas

Quero comprar online

 

Potencial produtivo com a fertirrigação

Estudos mostram que a fertirrigação, quando comparada com a aplicação de fertilizantes sólidos à lanço, é capaz de aumentar significativamente a produtividade. “Além  de a técnica aumentar a produtividade, há também um aumento da qualidade da produção”, comenta Lucas. Contudo, para extrair todos os benefícios da técnica, algumas premissas devem ser observadas. A primeira é ter um sistema de fertirrigação bem dimensionado. “Um dos fatores que compreende um sistema de fertirrigação bem dimensionado, é a formação de bulbo úmido. E bulbo úmido é a região do solo que está sob a influência da água de irrigação. Existem vários motivos que influenciam na formação dessa área, como, por exemplo, a vazão do gotejador, o tempo de irrigação - quanto maior o tempo de irrigação, maior será o bulbo úmido formado-, e a textura do solo”, explica o especialista.

 

Entre esses fatores, a textura do solo possui grande influência na criação do bulbo úmido. Isso porque a água é distribuída no solo principalmente por gravidade e capilaridade, sendo assim, para cada tipo de solo o comportamento da água será diferente.  Em um solo de textura argilosa, o padrão de formação de bulbo úmido será diferente de um solo arenoso.

Isso por causa das diferenças da composição de poros de cada tipo de solo”, esclarece Lucas. Por isso, para um bom manejo da fertirrigação é preciso conhecer bem a textura e estrutura do solo da sua lavoura.

 

Distribuição de água no sistema de fertirrigação

Já a segunda premissa diz respeito a uniformidade de distribuição de água. Em um sistema recém implantado, por exemplo, a uniformidade de distribuição de água fica em torno de 90%, mas, com o passar do tempo, os orifícios por onde a água passa podem ficar obstruídos, fazendo com que não se forneça mais a mesma quantidade de água que foi prevista no projeto inicial. Esse problema pode diminuir a uniformidade na distribuição de água e, consequentemente, dos nutrientes que são aplicados via fertirrigação. “Quando se adota fertirrigação em um sistema com baixa uniformidade, além de existir o risco de algumas plantas sofrerem por estresse hídrico, o problema pode ser potencializado com a ocorrência de deficiências nutricionais entre as diferentes plantas do mesmo talhão'', conclui Satiro.