Estufa de Tomate: Confira Dicas Sobre o Cultivo
Confira dicas de como acertar no plantio em estufa de tomate e quais as vantagens dessa forma de cultivo.
Apesar da maior parte do cultivo do tomate ser realizado em campo, as práticas indoor tem se tornado cada vez mais populares. As estufas são interessantes por permitirem um maior controle do ambiente nos quais as plantas crescem, o que possibilita, em muitos casos, uma produção mais eficiente e colheita de alta qualidade.
Leia este artigo para conhecer as vantagens do cultivo em estufa de tomate e dicas para melhorar os resultados das suas safras.
Vantagens do cultivo em estufa de tomate
O cultivo de tomate em estufa oferece várias vantagens em relação ao cultivo ao ar livre, incluindo:
Controle ambiental
Em uma estufa, é possível controlar temperatura, umidade, luz e outros fatores ambientais que afetam o crescimento das plantas. Isso significa que elas podem crescer em condições ideais durante todo o ano, independentemente das variáveis climáticas externas.
Aumento da produtividade
O cultivo indoor permite a cultura de plantas durante todo o ano e em densidades mais elevadas do que em campo aberto, o que aumenta a produtividade das safras.
Proteção contra pragas
As estufas oferecem uma barreira física que dificulta que as pragas afetem as plantas. Isso significa que o uso de pesticidas pode ser reduzido ou mesmo eliminado, o que é benéfico tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.
Qualidade superior
O ambiente controlado da estufa permite que as plantas cresçam de maneira mais uniforme e consistente, resultando em tomates de alta qualidade, com tamanho, cor e sabor homogêneos.
Maior rentabilidade
Embora a construção e a manutenção de uma estufa possam ser mais caras do que a cultura ao ar livre, a capacidade de produzir frutos de alta qualidade e até mesmo fora da temporada pode resultar na cobrança de preços mais altos no mercado de tomate. Isso faz com que o cultivo seja mais rentável a médio e longo prazos, quando o investimento inicial é superado.
Confira as dicas para o cultivo em estufa de tomate
Para que as vantagens do cultivo em estufa de tomate sejam realmente alcançadas, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados, como:
Escolha do tipo certo de estufa
Estufa não é tudo igual! Existem vários tipos, que vão desde estruturas mais simples às mais robustas e com alta tecnologia. É preciso montar uma que atenda tanto às necessidades da sua plantação quanto ao orçamento, é claro.
Estufas comerciais, de maneira geral, são bem grandes e projetadas especificamente para o cultivo em grande escala. Em policarbonato ou vidro, elas costumam contar ainda com sistemas de irrigação e ventilação automatizados.
Pequenos produtores, por sua vez, certamente podem lançar mão de estufas menores e mais econômicas. Existem até mesmo opções de uso temporário, como as de polietileno.
Escolha o local certo para os tomates
Os tomates devem ser plantados em locais com boa exposição solar, bem ventilados e longe de árvores e outras plantas que possam afetar a luz natural que chega à estufa.
Atente-se à irrigação
A irrigação é essencial para o cultivo de tomate em estufa. Certifique-se de que as plantas recebam água suficiente, mas não em excesso, para evitar problemas de apodrecimento das raízes.
- Leia também: Irrigação por gotejamento: como funciona e vantagens
Escolha os fertilizantes adequados
Escolher o programa nutricional adequado para sua safra de tomates, que contenha todos os nutrientes necessários para cada etapa do desenvolvimento da planta, é fundamental para alcançar todo o potencial do vegetal e colher os melhores produtos finais.
Seja para a produção de tomate em estufa ou em campo aberto, a Yara Brasil tem as melhores opções de fertilizantes, desenvolvidos com a mais alta tecnologia. Para conhecer as opções, acesse a página de adubo para tomate em nosso site.
Continue lendo no nosso blog
Confira os produtos recomendados
Confira também os webinars exclusivos sobre tomate