Plano Nacional de Fertilizantes: entenda o que é
O Plano Nacional de Fertilizantes é uma estratégia do Governo para reduzir a dependência de importação de fertilizantes e estimular a produção nacional. Leia o artigo para entender mais sobre o assunto!
A população mundial cresce em progressão geométrica e um dos principais desafios do setor agrícola é garantir a segurança alimentar de todos os indivíduos, buscando soluções cada vez mais sustentáveis.
Os fertilizantes desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento das plantas e, portanto, nesse cenário, e o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) foi implementado no Brasil com o objetivo de facilitar a distribuição, o acesso e o uso eficiente desses insumos agrícolas e reduzir a necessidade de sua importação de outros países.
O programa, que já estava em elaboração há alguns anos, foi lançado em 2022, em resposta à crise de abastecimento de fertilizantes no mercado nacional, agravada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Leia este artigo para entender:
- o que é o plano nacional de fertilizantes;
- quais são as metas do plano nacional de fertilizantes;
- a importância do plano nacional de fertilizantes;
- onde comprar fertilizantes de qualidade no Brasil.
O que é o plano nacional de fertilizantes
O Plano Nacional de Fertilizantes é uma estratégia governamental voltada para o planejamento, a regulação da produção, a distribuição, a comercialização e o uso de fertilizantes no país. Oficializado em março de 2022, seu objetivo é atender às demandas agrícolas de forma sustentável, impulsionando a produtividade das lavouras e a qualidade do produto final, causando o menor impacto negativo possível ao meio ambiente.
O plano conta com metas de curto, médio e longo prazo (até 2050) e suas diretrizes são:
- modernização, ampliação e reativação dos projetos de fertilizantes que já existem no país;
- melhoria do ambiente de negócios com objetivo de atrair investimentos para o setor;
- promoção de vantagens competitivas para o país dentro da cadeia de produção mundial de fertilizantes;
- ampliação de investimentos em atividades de pesquisas, desenvolvimento e inovação no setor;
- melhoria no processo de distribuição dos fertilizantes e insumos;
- adequação da infraestrutura para integrar os pólos logísticos e viabilizar novos empreendimentos.
Quais são as metas do plano nacional de fertilizantes
Para atingir seu objetivo de diminuir a dependência de importações de fertilizantes até 2050 e alcançar maior autonomia em relação ao mercado externo, o PNF definiu algumas metas:
- ter a capacidade de produzir 2,8 milhões de toneladas de nitrogênio;
- ter a capacidade de produzir 9,2 milhões de toneladas de fosfato;
- ter a capacidade de produzir 6 milhões de toneladas de óxido de potássio;
- ter, no mínimo, mais quatro empresas produtoras de nitrogênio fertilizante no país;
- atrair, pelo menos, mais 20 bilhões de reais em investimentos para a construção de novas fábricas de fertilizantes nitrogenados.
Entenda a importância do plano nacional de fertilizantes
O Plano Nacional de Fertilizantes é fundamental para o cenário agrícola e econômico do país. Entenda os principais aspectos:
Aumento da produtividade agrícola
Ao fornecer os nutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas, os fertilizantes impactam no aumento da produtividade das safras. O PNF visa assegurar que essa nutrição esteja sempre disponível e na quantidade adequada.
Segurança alimentar
A produção suficiente de alimentos é prioridade no mundo, para atender às necessidades de uma população que só cresce. O PNF contribui com o aumento da segurança alimentar ao otimizar o suprimento de nutrientes essenciais para as culturas, permitindo uma produção mais eficiente e evitando tanto a escassez quanto a dependência excessiva de importações.
Qualidade dos produtos agrícolas
O fornecimento equilibrado de nutrientes não apenas aumenta o rendimento das colheitas mas, também, sua aparência, sabor, valor nutricional e resistência a doenças e pragas. Portanto, o PNF também tem o objetivo de aumentar a qualidade final dos produtos agrícolas.
Estímulo à economia rural
Ao garantir o acesso dos agricultores a fertilizantes de qualidade e preços mais acessíveis, o Plano Nacional de Fertilizantes estimula a economia rural. Dessa forma, o potencial de lucro dos agricultores aumenta e crescem também os investimentos na produção.
Sustentabilidade ambiental
Embora os fertilizantes sejam essenciais na produtividade e na qualidade agrícola, seu uso inadequado ou excessivo pode causar impactos negativos no meio ambiente.
Em relação a isso, o PNF também tem seu papel, ao promover o uso sustentável desses insumos, regulando as práticas de manejo e aplicação para minimizar a poluição do solo e da água.
Onde comprar fertilizantes de qualidade no Brasil
São diversos os tipos de fertilizantes e, o ideal, é buscar aqueles de maior qualidade e que causem o mínimo de impacto negativo possível. Por isso, contar com marcas inovadoras e atentar ao meio ambiente é fundamental.
A Yara Brasil é referência no mercado brasileiro de adubos agrícolas, oferecendo produtos da mais alta qualidade e indicados para as mais diversas especificidades de cada plantação e produtor.
Para conhecer os produtos e fazer as suas compras, acesse o e-commerce dos Fertilizantes Yara Brasil!
Continue lendo no nosso blog
Confira nossa linha completa de fertilizantes
Confira também nossos webinars