Exigências de solo e água na cultura do café
A textura e estrutura do solo deve permitir uma grande zona radicular para desenvolvimento, de maneira que a planta possa ainda ter acesso a água durante a estação seca. A profundidade do sistema radicular depende das condições do solo. A raiz principal pode atingir 3-4m de profundidade. Elas são apoiadas pelas raízes laterais, que se desenvolvem em torno de 2m ao redor do tronco.
Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para café
No entanto, mais de 80% das raízes que efetivamente alimentam a planta se localizam nos primeiros 20-30cm do solo, em um raio de 1m ao redor do tronco.
Como resultado, a maioria dos fertilizantes são aplicados nessa zona radicular para maximizar a absorção de nutrientes.
Uma boa drenagem é essencial para permitir que precipitação excessiva não se concentre na zona radicular. As condições ideais de pH do solo para uma produção ideal é de 5,2 a 6,3. No entanto, na prática o café é cultivado em pH de 4 a 8.
A calagem é necessária em baixos níveis de pH para assegurar boa disponibilidade de nutrientes.
A cobertura vegetal é amplamente praticada, sendo que os produtores com frequência retornam os resíduos do processamento das bagas para a lavoura, com a finalidade de conservar a umidade do solo, impulsionar matéria orgânica do solo e reciclar nutrientes. Uso cuidadoso de resíduos é essencial em mudas jovens, para evitar problemas de queima por causa de amônio presente em resíduos que não são adequadamente decompostos.
As estimativas de necessidades razoável de água para o café são cruciais pois pouca água pode reduzir substancialmente o crescimento sem murchar ou outros sinais visíveis de estresse hídrico. O uso de água pelo café é mais útil como uma proporção de evapotranspiração da cultura para a evapotranspiração de referência (ETc / ET0), também conhecido como coeficiente de colheita (Kc).
Os benefícios da irrigação só podem ser alcançados em toda a sua plenitude quando o sistema de irrigação é usado com gerenciamento de critérios que resultam em quantidades de aplicações de água compatíveis com as necessidades de consumo da cultura. Uma boa estratégia de gerenciamento de irrigação é essencial para economizar água sem ameaçar o rendimento da safra. Além disso, a determinação do momento exato para irrigar é uma das etapas-chave para a racionalização do gerenciamento de água. As estimativas precisas das necessidades de água no café são essenciais, uma vez que a falta de água pode reduzir significativamente o crescimento da planta sem mostrar os mesmos sinais de murchidão ou qualquer outro sintoma visível.
Continue lendo no nosso blog
Confira os produtos recomendados
Confira também os webinars exclusivos sobre café