Granulometria do solo — O que é e como é determinada
Quer entender melhor sobre a importância da granulometria do solo antes de plantar em cima de um solo? Veja no artigo.
Você sabe qual é a importância para a agricultura de saber qual o tamanho e proporção das diferentes partículas sólidas que compõem o solo? A determinação desse cálculo é feita por meio da granulometria do solo, que impacta na nutrição de plantas e no manejo de conservação do solo.
Considerando que cada tipo de solo possui propriedades particulares e características químicas, que podem ser analisadas em laboratório, saber essas informações é muito importante para obter sucesso na agricultura.
No artigo, entenda:
- O que é a granulometria do solo;
- Como o cálculo da granulometria do solo pode ser feito;
- A importância da granulometria do solo para a agricultura.
O que é granulometria do solo?
A análise da granulometria do solo verifica a distribuição das partículas que nele constituem, sejam elas de natureza inorgânica ou mineral, em classes de tamanho. Essa informação também é chamada de fração granulométrica.
O que ocorreu foi que, no passado, quando havia problemas em um projeto de engenharia, a investigação se dava, quase sempre, sob a estrutura em si e nos materiais utilizados, como no cimento, por exemplo.
Quando falava-se dos materiais que estavam presentes no solo utilizado, apenas referiam-se como “areia grossa” ou “argila plástica”. Entretanto, foi observado que essa abordagem deixava a desejar. Por isso, foi preciso desenvolver técnicas que pudessem distinguir tipos diferentes de solos que fazem parte da mesma categoria, o que foi feito por meio de propriedades-índice. Dentre elas, podemos citar:
- tamanho;
- forma;
- distribuição granulométrica dos grãos;
- umidade;
- peso específico da densidade dos grãos;
- liquidez;
- plasticidade.
Como o cálculo da granulometria do solo pode ser feito?
O cálculo da granulometria do solo difere um pouco dependendo do tipo de material obtido em cada solo. Veja a seguir como funciona para cada um:
-
para materiais granulares, areias e pedregulhos: é feito por meio da peneiração de uma pequena amostra;
- para siltes e argilas: é feita a sedimentação dos sólidos no meio líquido;
- para solos com partículas mais grossas e mais finas: é realizada a análise granulométrica completa, que inclui o peneiramento com a sedimentação.
É interessante notar que, mesmo as partículas de um solo — grosso ou fino — não sendo esféricas, sempre será usada a expressão “diâmetro equivalente da partícula” ou apenas “diâmetro equivalente”, quando referido ao tamanho.
Para os materiais granulares ou partes mais grossas do solo, o diâmetro equivalente será igual ao diâmetro da menor esfera que circunscreve a partícula. Enquanto isso, para a fração fina, este diâmetro é o calculado através da lei de Stokes, que é a lei aplicada a corpos esféricos para calcular a força de atrito que se gera quando um líquido flui em torno de uma esfera.
O objetivo de toda a análise de granulometria do solo é justamente dividir essas partículas em grupos de acordo com as suas dimensões (frações de solo) e determinar suas proporções relativas ao peso total da amostra.
Sendo assim, existem diversos tipos de solos, que são classificados pelo Sistema Unificado de Classificação dos Solos (SUCS) e pela Highway Research Board (HRB).
A importância da granulometria do solo para a agricultura
Você deve estar se perguntando qual a real importância desse processo todo de separação e classificação de solos e como ele impacta em nossas vidas.
Além de impactar diretamente na engenharia e no processo de qualquer construção, esse trabalho também é essencial antes de realizar uma plantação em um solo ainda desconhecido pelo agricultor.
Digamos que você vá fazer o plantio em um novo ambiente, então, ao invés de arriscar a sua cultura e optar pela sorte, você pode fazer o estudo e prever se terá a colheita que espera de acordo com as características apresentadas naquele local.
Isso porque, caso não seja fértil ou adequado o suficiente, é possível que os resultados não sejam os esperados. Mesmo que a cultura vingue, as plantas não crescerão saudáveis e 100% boas para o consumo.
Por isso, para não ter prejuízos ou resultados inesperados, é essencial realizar a granulometria do solo antes de realizar o plantio no local. Até porque, caso você perceba que não está fértil o suficiente, é possível reverter a situação com algumas técnicas utilizadas pelos agricultores.
Se você já passou ou está passando por isso, leia também sobre algumas técnicas para melhorar a fertilidade do solo e garanta que a sua plantação obterá grandes resultados mesmo que o ambiente ainda não esteja adequado para receber a cultura!
Continue lendo no nosso blog
Confira nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos