A evolução da agricultura brasileira
Em 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Agricultura, um setor econômico de relevância no país há muitos anos e que impacta o mundo todo. Mas como será que tudo começou? Neste texto, você confere os destaques da trajetória da agricultura no Brasil e a evolução ao longo do tempo. Confira:
Século XVI - O início com a cana
A agricultura surgiu no período neolítico e teve papel na formação das primeiras civilizações. No Brasil, o marco inicial da atividade foi no século XVI com o cultivo da cana-de-açúcar no Nordeste e a criação das Capitanias Hereditárias. A monocultura era a base da época e outras culturas eram cultivadas apenas para a subsistência.
Século XIX - O desenvolvimento da cafeicultura
A partir do século XVIII novas culturas começaram a ser cultivadas, sobretudo o café. Com o declínio da mineração, a cafeicultura teve expansão com a exportação, influenciando no desenvolvimento brasileiro. Ainda que o período tenha sido marcado por fortunas, chegando a produzir cerca de 16 milhões de sacas de café, o final foi de desvalorização do grão e uma grande crise para os produtores.
Século XX - Novas tecnologias na produção
Com o aumento da urbanização, houve a necessidade de produzir mais e ampliar a diversidade de cultivos. O trabalho braçal prevalecia no campo e menos de 2% das propriedades rurais contavam com máquinas agrícolas. Com a ajuda de pesquisas científicas e novas tecnologias, a partir de 1970 houve um salto de produção na agricultura. Nessa época, o melhoramento genético e a adubação tiveram destaque. Segundo a Embrapa, os fertilizantes tornaram-se elementos-chave para que solos considerados inférteis começassem a prosperar e para que a soja ganhasse ascensão.
Século XXI - Modernização e relevância econômica
O início do século XXI teve um crescimento acelerado nas exportações. Com isso, houve um intenso processo da modernização das cadeias produtivas, o que gerou uma ampliação do agronegócio brasileiro. Em 2016, o agro gerou 23% do PIB e 46% do valor das exportações. Já em 2017, o setor foi responsável por 19 milhões de trabalhadores ocupados. Hoje, o olhar está para o futuro: novas políticas e soluções têm sido aliadas para cultivar uma agricultura que alimenta o mundo de forma sustentável.
Com essa viagem ao tempo, foi possível entender que a evolução da agricultura se deve a uma série de fatores, inclusive a competência dos agricultores rurais. O tempo mudou, as técnicas inovaram e a arte de cultivar alimentos segue transformando a vida das pessoas.
Continue lendo no nosso blog
Confira nosso portfólio completo de fertilizantes