Como o pH influencia a produtividade da soja
Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!
Importância da manutenção do pH do solo
A manutenção de um nível adequado de pH no solo assegura disponibilidade de nutrientes e maximiza produtividade. Para a cultura da soja o pH ideal é 6. Em baixos valores de pH, são comuns problemas de toxidez por alumínio e, em algumas regiões, manganês, que reduzem o desenvolvimento de raízes e o desenvolvimento das plantas.
Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para soja
No Brasil, aumentos na produção de soja, em solos corrigidos têm sido demonstrados por seu efeito no aumento do pH , na redução de Al e Mn tóxicos, no aumento da absorção de N, P, K e S, e no fornecimento de Ca e Mg.
O uso de calcário, para aumentar o pH do solo, e de gesso para melhorar a estrutura do solo e a saturação por cálcio, ajudam a incrementar a produtividade. O enxofre que o gesso adiciona, complexa o alumínio livre, reduzindo a toxidez para as plantas.
Uma boa estrutura do solo é essencial para um bom desenvolvimento radicular e bom crescimento – o soja é sensível à compactação do solo.
O espaçamento, a densidade das plantas e a rotação com outras culturas ajudam a incrementar a produtividade de soja pela diminuição nas doenças, pragas e incidência de plantas daninhas.
O controle de plantas daninhas é essencial para assegurar um bom início de desenvolvimento. Além disso, o controle de pragas e doenças minimizam os danos às raízes e área foliar produtiva.
Continue lendo no nosso blog
Confira os produtos recomendados
Confira também os webinars exclusivos sobre soja