A importância de uma nutrição equilibrada na cultura do morango
Thiago Hamaguti nasceu em família de produtores e até tentou se afastar da profissão, mas o amor falou mais alto e ele investiu tudo na produção de morangos. “Começamos o negócio, em 2020, no início da pandemia, estamos apenas no segundo ano do plantio. Mas eu já tinha experiência no mercado, acompanhando meu pai”, conta Thiago.
O papel do conhecimento no avanço da plantação
Thiago conta que sabia bastante sobre nutrição de plantas, mas, quando tem dúvidas, vai atrás do conhecimento. “Em setembro de 2020, meus pés de morango tinham diminuído um pouco e eu estava com medo de perder tudo. Fui atrás de consultores, de conhecidos para me ajudar. Foi então que me indicaram um adubo mais equilibrado, que poderia ajudar no meu problema. O YaraMila UNIK, triplo 16.”
Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para morango
Nutrição da cultura do morango
O morango é, de fato, uma cultura considerada delicada e muito estressada. Para uma planta de morango ser produtiva, ela tem que estar soltando cacho, ter flor, fruto já fecundado, fruto próximo da colheita e fruto para colher. “Ela é uma planta que precisa fazer várias coisas ao mesmo tempo. Por isso, necessita de uma nutrição equilibrada e a Yara tem um portfólio completo para a cultura, desde a base até o enchimento de fruto”, explica Marcelo Alves, Analista Técnico Comercial da Yara Brasil.
Triplo 16
Marcelo conta que, a solução utilizada pelo Thiago, é um produto premium que conta com uma grande vantagem: ele é NPK no grânulo, ou seja, nitrogênio, fósforo e potássio. “A aplicação do triplo 16, além de fornecer o enchimento, também ajuda na produção de energia. O fósforo atua no enraizamento, então, quando eu faço essa aplicação, além de estimular o crescimento da raiz, eu consigo adicionar fósforo na produção de energia. A planta, quando consegue absorver mais nutrientes e produzir mais energia, produz um fruto maior, solta mais flor e mais cacho”, completa.
Thiago usou o produto e deu certo. “Sempre faço a analogia com o corpo humano. Quando estamos bem alimentados, é mais difícil ficarmos doentes. Com a planta é a mesma coisa. Eu sempre gostei dessa parte de nutrição de plantas e sempre fui ensinado que uma planta bem nutrida, fica mais resistente”, ressalta.
Fertirrigação
Nesse ano, o segundo da propriedade, Thiago já está usando fertirrigação, aconselhado pelo pai. “Consegui recuperar minha planta usando meu conhecimento. Colhemos bastante morango, até fevereiro deste ano. Para quem, em setembro, estava com medo de perder tudo, né?”, brinca o agricultor.
Continue lendo no nosso blog
Confira os fertilizantes premium
Confira também nossos webinars exclusivos