Características
junho 27, 2022

Adubação da cana-de-açúcar para obter maior produtividade

De: Equipe Agronômica

Conheça Leonardo Lopes, um produtor de cana-de-açúcar que usa os produtos Yara para alcançar maior produtividade em sua lavoura.


Homem olhando a lavoura
Homem olhando a lavoura

A segunda temporada da série “Sua história é o que nos nutre” está a todo vapor e, no segundo episódio, conhecemos Leonardo Lopes, um produtor de cana-de-açúcar. Leonardo, que já trabalhou como consultor na Yara Brasil, conta que acompanhou a chegada dos nossos produtos com NPK no grânulo. “No Brasil essa tecnologia foi revolucionária, então eu quis testar no campo pra ver se era bom mesmo. E vi que era muito bom. Por isso, hoje eu uso Yara, sou amigo do pessoal da Yara e vou continuar usando, pela tecnologia dos produtos”, revela Lopes.

 

Ciclo de cultivo da cana

A cana-de-açúcar é uma cultura semiperene, de ciclo médio. Bem cuidada, ela pode produzir por até oito anos, sem precisar de reforma. Nesse período, quanto melhor for a nutrição, mais produtividade a lavoura terá. “O maior desafio do produtor de cana é o grande custo na reforma, a iniciação de um novo plantio. Em contrapartida, os anos subsequentes são os de maior produtividade. Por isso, é muito importante que esse trabalho seja muito bem feito”, explica Thiago Moura, especialista agronômico da Yara.

Fatores importantes para o sucesso da produção

Questões como escolha da variedade de cana, local do plantio, condições e correções do solo, entre outras, são muito importantes para garantir o sucesso dos ciclos. “Depois de um plantio bem feito, existem outros tratos para manter a produtividade. Caso contrário, a cada ano que passa, a produtividade diminui. Ou seja, é preciso de uma nutrição adequada e equilibrada para que a lavoura dê resultados por mais tempo, evitando a necessidade de reforma. Longevidade e produtividade são palavras-chaves para essa cultura”, conta Moura.

 

Fertiizantes recomendados para a cana

Leonardo, o produtor que conhecemos no segundo episódio da série, entende bem as dificuldades do cultivo. “Eu brinco que o produtor tem que matar um leão por dia, ou por safra, porque os nossos desafios são grandes”, conta. Para auxiliar os produtores a driblar esses desafios, a Yara tem uma série de soluções, mas é preciso estar atento à aplicação de nutrientes por fases da cultura. Na fase do plantio, por exemplo, é recomendado usar YaraBasa, nossa linha de fertilizantes multinutrientes
de alta diferenciação e qualidade física, que combina nitrogênio amoniacal, fósforo de alta eficiência e potássio em fórmulas NPK ou NP.


Já na fase vegetativa, o produtor pode contar com o apoio de YaraVita BIOTRAC, uma formulação para aplicações foliares. Ele auxilia na diminuição de estresses como variações extremas de temperatura e condições inadequadas de umidade, além de contribuir nos estádios fenológicos críticos como pegamento, florada e frutificação.


Na cana soca, que é a rebrota da cultura, o produtor também pode confiar em YaraMila, que tem um desempenho importante para a cultura. A linha combina nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) no mesmo grânulo e é usada para maximizar a produtividade das culturas.