Quais os principais cuidados para ter uma produção de tomate rentável?
Experimente ouvir nosso conteúdo:
Popularmente, o tomate pode ser chamado tanto de hortaliça como legume. Mas cá entre nós, o que importa é o sabor, não é mesmo? Aqui no Brasil, a cultura tem grande importância ao mercado e está presente nas comidas e saladas das famílias. Acontece que, na produção, o tomate demanda bastante atenção para chegar com qualidade à mesa. Saiba os principais pontos a serem cuidados pelo produtor rural.
Temperatura
A partir de setembro até meados de novembro, ocorre o florescimento do tomate da safra de verão. A cultura gosta de climas quentes e amenos, por isso a temperatura e intensidade de luz da primavera são essenciais para uma boa formação de flores, polinização, fertilização e pegamento de frutos. A fotossíntese tem uma importante participação neste processo, além do produtor já conseguir ter uma noção da quantidade da produção. Entretanto, é preciso cuidar com o excesso de temperatura e umidade, que acaba tendo o efeito contrário, como doenças e morte das plantas.
Solo
Já quando se trata do solo, o tomateiro pode ser cultivado em quase todos os tipos. Apenas é necessário verificar se não há presença de pedras. Além disso, pelo tomate exigir suprimento constante de água, principalmente na etapa do crescimento, é fundamental que o solo tenha capacidade de drenagem. Em tomateiros de alta produtividade, por exemplo, cerca de 2 a 7 milhões de litros de água são usados por hectare.
Cabe destacar que o preparo do solo também é um ponto importante. Desde que feito de maneira adequada, sobretudo em relação à irrigação, não trará problemas na condução e desenvolvimento da cultura.
Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para tomate
Nutrição
Junto dos cuidados com temperatura e solo, está a nutrição dos tomateiros. Como a maioria dos solos brasileiros possui pH ácido, há pouca disponibilidade de nutrientes aos tomates. É por essa razão que a cultura é conhecida como uma das mais exigentes em nutrição, demandando uma adubação em grande quantidade. Por isso, é fundamental conhecer as deficiências nutricionais do tomate para uma boa produção.
O nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e enxofre são os macronutrientes demandados pela cultura. Em conjunto com o micronutriente boro, eles atuam melhorando a uniformidade na maturação, forma, acidez, sabor, firmeza e a manutenção da qualidade do fruto até as prateleiras. Portanto, o manejo de soluções com esses nutrientes, de maneira equilibrada, resultará ao produtor rural maior produtividade de frutos comercializáveis.
A Yara pode te ajudar nesse processo. Contamos com fertilizantes recomendados para cada etapa da cultura do tomate. Vem conhecer.
Continue lendo no nosso blog
Confira nossos fertilizantes recomendados para a cultura do tomate
Confira também nossos webinars exclusivos sobre tomate