Requisitos do mercado da banana
Clique no player abaixo e ouça o nosso artigo!
As plantações têm como objetivo produzir grandes cachos de bananas de classe extra com uma maior resistência pós-colheita. Na colheita, as bananas destinadas à exportação precisam estar livres de injúrias, manchas e corpos estranhos significativos, como insetos ou poeira. As bananas são classificadas em uma das três classes, ‘Extra’ ‘Classe I’ ou ‘Classe II’ (Tabela 1).
Maturação e colheita da banana
Os padrões de maturidade variam entre países ou regiões, assim como o tempo de transporte e de conservação do fruto. O fruto é geralmente colhido quando está verde-claro e quando suas pontas passam da forma angular para a arredondada. A colheita muito precoce pode resultar em frutos que perdem peso durante o transporte e que demoram muito tempo para amadurecer. Em contrapartida, a colheita de frutos muito maduros levará à decomposição, ao apodrecimento e à redução do prazo de validade destes.
Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para banana
A banana é colhida totalmente madura para amadurecimento e consumo imediatos em mercados locais. Para a comercialização em áreas próximas, a fruta deve ser colhida 90% madura e, para o transporte a longas distâncias, 75% de maturidade é a norma. 75% de maturidade é quando os dedos estão 3/4 arredondados, isto é, eles ainda têm quinas ao longo do comprimento do fruto, mas a sua superfície é convexa. Vários métodos qualitativos foram desenvolvidos para testar a maturidade como, por exemplo, a proporção entre a polpa e a casca, o índice de firmeza da casca, mas o método de campo melhor e mais prático é a colheita em uma data definida após a floração.
Uma rápida verificação de campo da maturidade pode ser feita pela imersão de uma banana cortada no iodo. Quanto mais escura ficar a mancha, maior o nível de amido/açúcares. Os cachos são verificados quanto à maturidade na estação de processamento. A polpa e a casca do fruto cortado precisam ser firmes, de modo que a polpa deve ter uma consistência amanteigada cremosa e a casca uma coloração amarela uniforme. A cor das “sementes” deve ser marrom e deve haver escoamento de látex da casca cortada.
Nos trópicos, a data média entre a floração e a colheita varia entre 90 e 115 dias. Desse modo, assim que o fruto se aproximar da data apropriada de maturidade para a região, os cachos devem ser regularmente verificados com relação ao tamanho e forma para determinar a época correta da colheita. Nesse estágio, o fruto é cortado quando o dedo médio na espiral externa da segunda penca estiver com um diâmetro entre 31 e 41mm. Porém, nessa faixa de tamanho, o mercado americano prefere um fruto com um diâmetro um pouco maior do que o europeu.
Transporte e armazenamento
A conservação no transporte deve ser a 14,5°C e as condições de temperatura e umidade devem ser rigorosamente monitoradas durante toda a viagem. O amadurecimento ocorre em câmaras refrigeradas com temperaturas entre 14,5 e 18°C e sob condições de umidade controlada maior que 85%. Os programas de maturação geralmente duram de 4 a 8 dias e visam a produzir um fruto com uma cor de casca consistente e brilhante antes de chegar ao varejo.
Continue lendo no nosso blog
Confira os produtos recomendados
Confira também os webinars exclusivos sobre banana