H₂S em uma estação de tratamento de águas residuais
Se você tiver reclamações de odor na comunidade em torno de sua instalação por causa da liberação de H₂S, deve-se implementar uma solução para remover o H₂S. Se o problema estiver no seu esgoto ou na rede de esgoto, deve-se prevenir que ele se forme de novamente.
Yara Telemetry da Yara é oferece uma solução preventiva contra o H₂S e o odor provocado por ele. Esta solução inclui um conjunto completo de serviços:
- Diagnóstico do local para identificar a fonte de sulfeto de hidrogênio
- Tratamento preventivo
- Monitoramento da dosagem
A dosagem dinâmica do Yara Telemetry permite que locais com problemas de H₂S eliminem o odor e evitem a exposição dos trabalhadores do ETE ao gás tóxico. O equipamento de dosagem especialmente desenvolvida responde aos fluxos específicos e outras características da rede para alcançar a taxa de utilização ideal.
Ao contrário de alguns outros métodos de tratamento, dosagem controlada de Yara Telemetry não tem impacto negativo no processo de tratamento de águas residuais Yara Telemetry também pode lutar contra os efeitos corrosivos do sulfeto de hidrogênio.
A Yara desenvolveu o Yara Telemetry, um processo que impede septicidade causada pela falta de oxigênio nas tubulações da rede de esgoto e da ETE. O Yara Telemetry é uma mistura de nitratos especialmente desenvolvidos pela Yara, com resultados comprovados em centenas de sistemas de esgoto para lutar contra os efeitos corrosivos do sulfeto de hidrogênio. Comunidades em todo o mundo, como São Paulo, Nova York, Paris, Colônia e Montreal, usam o Yara Telemetry contra o H₂S.
Referência do Yara Telemetry: Mais de 600 locais no Reino Unido e Irlanda, mais de 2000 na Europa e no mundo.
Lute contra a corrosão
Uma característica do sulfeto de hidrogênio é que ele corrói estruturas de esgotos e ETE. Ele ataca o concreto, cobre, ferro e prata. No ambiente quente e úmido dentro de um esgoto, o sulfeto de hidrogênio será oxidado em ácido sulfúrico pela bactéria Thiobacillus (gram-negativas) nas as paredes da tubulação. Este ácido sulfúrico é corrosivo e ataca instalações de águas residuais e a infraestrutura de tratamento de esgoto. A corrosão afeta particularmente as partes submersas de estruturas em esgotos ou ETE.
O H₂S que resulta desta condição degrada gradualmente no tubo até que ele realmente entre em colapso. A velocidade de corrosão dependerá da extensão da septicidade e a eficácia de um tratamento contra o H₂S na rede. Prevenir problemas de odor de H2S com Yara Telemetry também combate a corrosão e evita o a ruptura de tubos.
Lute eficientemente contra a corrosão e o H₂S
Os efeitos corrosivos do H₂S podem ser limitados tomando-se uma ação na estação de tratamento de águas residuais esgoto (ETE) na rede coletora de esgotos.
Tratamento preventivo adaptado às suas necessidades
Seguindo o diagnóstico do local, a Yara recomenda um tratamento adaptado à sua situação. Somente dosando a quantidade necessária. Sua equipe de especialista oferece serviços como avaliação de problemas no local, orientações sobre dosagem, estratégia, telemetria baseada na Web (para controlar a dosagem remotamente no local estando em sua mesa) e armazenamento personalizado do Yara Telemetry e equipamento de dosagem.
Proteja seus funcionários contra os perigos do H₂S
Em seu trabalho diário, os operadores e outros funcionários nas estações de tratamento de esgotos estão potencialmente expostos aos efeitos nocivos do sulfeto de hidrogênio sobre sua saúde. Desde 2010, o H₂S é considerado um gás tóxico pela União Europeia e está sujeito à legislação relacionada aos limites de exposição. Sob as regulamentações, está a responsabilidade dos gerentes de protegê-los.
Um gás tóxico | Um gás explosivo | Imprevisível |
O sulfeto de hidrogênio é um veneno de amplo espectro. Ele ataca e paralisa o sistema nervoso e bloqueia a respiração celular. Em altas concentrações, uma única respiração é mortal. | H₂S é extremamente inflamável. Forma misturas explosivas com o ar. O contato com produtos oxidantes pode ser uma fonte de incêndio e explosão. | Sulfeto de hidrogênio gasoso é traiçoeiro. Mais pesado que o ar, ele se acumula no fundo de cavidades. Ele forma bolsas nos esgotos estagnados e libera quantidades letais de gás quando a água residual é movimentada ou bombeada pelas tubulações. Ele paralisa o nervo olfativo e, portanto, impede a proteção natural do corpo contra ele. |
Os perigos do H₂S
Além do seu mau cheiro, em grandes quantidades, o H₂S é irritante e, em níveis muito elevados em um espaço confinado, é particularmente tóxico. Os funcionários da empresa de água que trabalham em um ambiente fechado são particularmente vulneráveis a este perigo. É de responsabilidade do gestor proteger os trabalhadores de esgoto contra os perigos do H₂S.
Os diferentes níveis de perigo H₂S
Yara Telemetry está sendo usado em centenas de comunidades
O Yara Telemetry é uma solução nutritiva com base em vários sais de nitrato - que atua como um reator biológico. Garantindo o equilíbrio bacteriano no esgoto e os tubos, o Yara Telemetry impede a formação de H₂S. Este processo foi especialmente desenvolvido pela Yara graças ao nosso conhecimento de nitratos e nutrientes. Este é um processo natural que age na origem do problema, para evitar o sulfeto de hidrogênio e os odores resultantes.
Recomendamos injetar Yara Telemetry:
- Automaticamente
- Onde e quando é necessário
- Na quantidade certa
Yara Telemetry permite que o local afetado pelo problema de odor de H₂S trate apenas o necessário. Não se limita a eliminar as reclamações de odor da comunidade, mas também o risco de exposição do empregado a este gás altamente tóxico.
A dosagem dinâmica do Yara Telemetry permite que locais com problemas de H₂S eliminem o odor e evitem a exposição dos trabalhadores do ETE ao gás tóxico. O equipamento de dosagem especialmente desenvolvida responde aos fluxos específicos e outras características da rede para alcançar a taxa de utilização ideal.