Características
junho 09, 2023

Uso de Fertilizantes Premium vs. Tradicionais: Entenda Quais São Os Impactos Na Sua Produção

De: Equipe Agronômica

Leia o artigo para conhecer as principais diferenças entre os fertilizantes premium e os convencionais e entender qual é a melhor opção para suas culturas.


Fertilizantes Premium vs. Tradicionais: Quais Os Impactos Na Sua Produção?
Fertilizantes Premium vs. Tradicionais: Quais Os Impactos Na Sua Produção?

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

A agricultura é um setor fundamental da economia global e a demanda por alimentos cresce todos os anos em todo o mundo. Para atender a ela e, também, aumentar seus lucros, os produtores agrícolas estão sempre focados em maximizar a produtividade e qualidade de suas colheitas.

Uma das maneiras de fazer isso é garantir que as plantas tenham acesso aos nutrientes adequados na fase correta de seu desenvolvimento, ou seja, na época certa, bem como na quantidade certa, no local certo e, finalmente, com o produto certo. Para isso, os fertilizantes precisam estar presentes no processo de cultivo de quem quer gerar culturas saudáveis e abundantes. 

Leia este artigo para conhecer:

  • o que são fertilizantes agrícolas;
  • diferenças entre os fertilizantes premium e os fertilizantes tradicionais;
  • qual é o impacto de cada tipo de fertilizante nas culturas agrícolas;

O que são fertilizantes agrícolas?

Adubos e fertilizantes agrícolas são compostos químicos ou orgânicos que são adicionados ao solo para melhorar sua fertilidade e suprir as necessidades nutricionais das plantas cultivadas. Para isso, suas fórmulas são compostas por nutrientes essenciais aos vegetais, como nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S) e micronutrientes como boro, cobre, manganês, molibdênio e zinco.

Os fertilizantes agrícolas são produzidos em unidades industriais (principalmente fertilizantes minerais) ou são extraídos de fontes naturais, como fosfatos naturais ou esterco animal. Eles podem ser classificados em dois tipos principais: tradicionais ou premium.

Quais são as diferenças entre os fertilizantes premium e os fertilizantes tradicionais?

As diferenças entre fertilizantes premium e fertilizantes tradicionais (ou convencionais, também conhecidos como commodities)são significativas no que diz respeito à sua composição, ao seu modo de ação, ao valor e, principalmente em relação à produtividade e qualidade das colheitas. Vamos explorar essas diferenças com mais detalhes:

Diferenças entre fertilizantes premium e tradicionais quanto à composição

Os fertilizantes tradicionais geralmente contêm uma combinação de nutrientes básicos, como nitrogênio, fósforo e potássio, podendo não serem considerados os teores de cálcio, magnésio, enxofre e micronutrientes. Inclusive as formas químicas dos nutrientes presentes, além da presença de elementos que podem prejudicar a qualidade das colheitas, como cloro e até sódio, que desagrega o solo favorecendo a erosão.

As matérias-primas são as usuais de mercado, como ureia, fosfatos de amônio (MAP), superfosfatos simples e triplo, além de cloreto de potássio. É claro que existe um mercado para estes produtos, porém são produtos sem diferenciação tecnológica e, fisicamente são comercializados com os padrões de qualidade física existentes na legislação.

Os fertilizantes premium, por outro lado, são produzidos com matérias-primas diferenciadas e, principalmente com os cuidados para atingir excelente qualidade química de seus nutrientes e qualidade física, o que gera facilidade e uniformidade na adubação. 

Os padrões de qualidade física são mais severos em relação à legislação vigente. São fertilizantes com alta capacidade de fornecer nutrientes com menores perdas de nitrogênio, maior aproveitamento de fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e micronutrientes. Existem produtos praticamente sem cloro e, também, sódio.

Diferença entre fertilizantes premium e comuns quanto ao modo de ação

Os fertilizantes tradicionais são desenvolvidos para fornecer nutrientes sem diferenciação em relação à qualidade química e física.

Eles fornecem os nutrientes para as plantas, porém, sem levar em conta a qualidade dos compostos presentes na composição para um suprimento imediato e eficaz para a nutrição das plantas. 

Já os fertilizantes premium são pensados para fornecer nutrientes de forma equilibrada e com alta eficiência nutricional. Diversos compostos químicos com liberação eficiente em fertilizantes com excelente qualidade física. 

Isso ajuda a promover um crescimento saudável das plantas ao longo de todas as suas fases de desenvolvimento. Um exemplo interessante é o nitrato de cálcio, que fornece cálcio solúvel em água para as plantas de forma rápida. Muito diferente do gesso presente em fertilizantes tradicionais e calcário para correção da acidez dos solos, que levam mais tempo para que as raízes tenham o cálcio disponível para sua absorção.

Esse tipo de fertilizante também costuma melhorar a estrutura do solo, pelo aumento do teor de matéria orgânica,aumentando sua capacidade de retenção de água, melhorando a microbiologia do solo e até a variação na temperatura do solo, o que impacta positivamente na saúde das plantas a longo prazo.

Qual é o impacto de cada tipo de fertilizante nas culturas agrícolas?

Entenda, de maneira prática, quais são os principais impactos causados por cada um desses tipos de fertilizantes nas culturas agrícolas:

Fertilizantes tradicionais

Esse tipo de produto geralmente fornece uma quantidade limitada de nutrientes disponíveis para as plantas. O foco é dado ao NPK  podendo serem esquecidos nutrientes como cálcio, magnésio, enxofre e micronutrientes na nutrição das lavouras. 

Os fertilizantes tradicionais também podem levar a uma diminuição da qualidade do solo, devido ao menor acúmulo de matéria orgânica no solo e elementos químicos prejudiciais ao meio ambiente, especialmente o sódio (já citado como exemplo.

Inclusive, por conta da qualidade física, eles acabam contribuindo com a poluição ambiental: a adubação desuniforme no campo muitas vezes potencializa os efeitos da erosão dos nutrientes não absorvidos pelas plantas e entram em contato com os cursos de água e causam impactos negativos na vida aquática e no meio ambiente. A cadeia de produção em larga escala desses produtos, ainda, pode emitir mais gases de efeito estufa. O nitrogênio da ureia é um exemplo importante.

Fertilizantes premium

Por se constituírem de composições mais equilibradas de macronutrientes NPK, macronutrientes secundários (cálcio, magnésio e enxofre)  e micronutrientes, que são liberados ao longo do tempo, os fertilizantes premium promovem um crescimento mais saudável e sustentável das plantas, sem causar problemas para o solo e impactar negativamente o meio ambiente. 

Outra grande vantagem é que as culturas tratadas com esse tipo de produto tendem a ser mais resistentes a doenças e pragas, (plantas com melhor nutrição) — o que é benéfico para a qualidade do produto agrícola final, para o meio ambiente e para a economia do produtor. Isso é resultado de uma nutrição equilibrada.

Falando em produto final, as colheitas cultivadas com fertilizantes premium entregam mais qualidade em termos de sabor, textura e valor nutricional. Além disso, esses vegetais, grãos e frutas acabam tendo um tempo maior de prateleira. Tudo isso também com produtividades que compensam o investimento nas lavouras. Ou seja, fertilizantes premium aumentam a lucratividade do negócio e, com menor impacto ambiental e melhoria dos solos com mais matéria orgânica.

O resultado disso é alimento de boa qualidade e em quantidade, com alto aproveitamento nutricional pelas plantas com equilíbrio, menores perdas de nutrientes e impacto ambiental com menor pegada de carbono. Uma agricultura sustentável, produtiva e rentável. 

Importante não esquecer o conceito 4C: fertilizante certo, na dose certa, no local certo e na época de adubação certa!

Nutrição é vital para o sucesso da produção rentável e sustentável de alimentos. O começo de tudo é com a análise de solo para identificar o melhor programa nutricional premium para sua lavoura, em busca de resultados superiores com conhecimento das mais avançadas inovações e soluções técnicas em nutrição de plantas.

Agora que você está melhor preparado para decidir qual tipo de produto usar em suas lavouras, se precisar de ajuda para escolher os fertilizantes premium, conte com o guia completo de nutrição de plantas da Yara Brasil! Nele, você encontra as melhores recomendações para cuidar das suas produções, desde o manuseio das culturas até o armazenamento da colheita. 

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades