Plantação de arroz: Como obter a melhor rentabilidade?
Existem algumas formas de obter a melhor rentabilidade da plantação de arroz. Confira este artigo e conheça algumas delas!
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
O arroz é um componente comum às refeições dos brasileiros, seja no almoço, no jantar e até no café da manhã ou em sobremesas! Isso aumenta sua demanda interna e destaca seu valor comercial.
Para garantir o sucesso da plantação de arroz, existem orientações que guiam o produtor da semeadura até o momento da colheita. Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o assunto!
Quais são os sistemas de plantio de arroz?
No Brasil, os meios mais comuns de plantação de arroz são irrigado (por inundação) e o sequeiro. Ambos possuem vantagens e desvantagens, confira:
Sistema irrigado
Cerca de 80% dos cultivos de arroz no Brasil utilizam esse sistema, que oferece produtividade aproximadamente três vezes maior do que a resultante do sistema sequeiro.
No sistema irrigado, é necessária a irrigação por inundação, de preferência, em solo mal drenado devido à importância da água no cultivo do arroz, do desenvolvimento da cultura até as vésperas da colheita.
Existe a possibilidade de irrigação por aspersão (em pivôs, por exemplo), mas é realizada em menor escala.
Sistema sequeiro
Também chamado de sistema de terras altas, o sequeiro é comumente utilizado no Cerrado brasileiro. Ele suporta solos ácidos e é bastante comum na rotação de culturas.
Seu menor custo está relacionado à implantação e ao fato de não necessitar de irrigação ou de maquinários e equipamentos específicos. Por outro lado, o sistema sequeiro oferece menor produtividade quando comparado ao sistema irrigado.
Como aumentar a produtividade da plantação de arroz?
As dicas para obter a melhor rentabilidade da plantação de arroz vão desde a localização da lavoura até a proposta de um programa nutricional adequado. Confira:
1. Escolha o local e época ideais para plantio
A melhor área para plantar o arroz é um terreno plano, que facilita o manejo da irrigação por inundação, reduzindo custos com preparo do terreno. A época de semeadura também deve ser considerada, já que as condições climáticas influenciam diretamente a qualidade e o desenvolvimento das plantas.
De forma geral, o local recomendado para a plantação de arroz é aquele que apresenta temperatura média de 21 °C e recebe bastante luz solar.
Ainda em relação ao local e ao período de cultivo, é importante estar atento às condições de irrigação e de drenagem da área.
2. Controle as plantas daninhas
Controlar pragas e plantas daninhas é um importante meio de aumentar a produtividade da plantação de arroz. As últimas, muitas vezes, podem vir misturadas às sementes, o que ressalta a importância de contar com fornecedores certificados.
A rotação de culturas, como soja e milho, é um excelente meio para reduzir os riscos de desenvolvimento de sementes invasoras.
3. Dicas específicas para o sistema irrigado
Existem ainda algumas dicas referentes ao cultivo irrigado que podem reduzir a perda de grãos durante a colheita, aumentando a rentabilidade da plantação de arroz:
- para colheita em terrenos de baixa sustentação, utilizar o rodado de esteira na colhedora;
- controlar a velocidade de avanço da máquina para que não ultrapasse 25%;
- optar pelo cilindro trilhador de dentes, utilizando rotação por volta de 600 rpm;
- conseguir máxima eficiência na trilha utilizando a abertura ideal entre o côncavo e o cilindro batedor, reduzindo a perda de grãos;
- evitar repetir as operações citadas.
4. Investir em um programa nutricional
Essa é uma das dicas mais importantes para aumentar a produtividade da plantação de arroz. Isso porque a nutrição das plantas considera a relação entre diversos elementos químicos ausentes ou presentes no solo e sintomas de deficiência apresentados durante o desenvolvimento do arroz em cada etapa da lavoura.
Por isso, além de investir em um bom programa nutricional, ele precisa ser seguido à risca para promover a adequação do plantio a fatores como tipo de solo, sistema de cultivo, temperatura do local do plantio e necessidades da planta.
Conheça as soluções da Yara para aumentar a rentabilidade da plantação de arroz
O MaisArroz é o Programa Nutricional Yara, e recomenda o uso de nutrientes necessários a cada fase específica da cultura. Assim, a plantação de arroz cresce mais forte e uniforme.
Entre os fertilizantes recomendados estão os YaraMila, SUPERSTART, YaraVera e YaraVita. Apesar de cada um ser indicado para etapas distintas do ciclo da cultura, eles têm algumas características em comum:
- melhor enraizamento;
- lavoura mais uniforme;
- aumento do potencial de produção;
- maior enchimento de grãos;
- melhor qualidade dos grãos.
Todos os produtos do Programa Nutricional MaisArroz melhoram os resultados da sua colheita e podem ser adquiridos pela Loja Virtual Yara ou com a ajuda dos nossos consultores especializados: é simples e rápido.
Conheça todos os produtos da linha YaraVita e ofereça o programa nutricional ideal para a sua lavoura!
Continue lendo no nosso blog
Confira nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos